Terminal de Contêineres do Porto de Salvador está de Portas Abertas para estudantes

Visita técnica guiada pode ser agendada para estudantes de curso superior e cursos técnicos de todo o Brasil;

projeto voltou a acontecer presencialmente no Tecon Salvador.

 

O projeto desenvolvido pelo Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, unidade de negócio da Wilson Sons, que busca aproximar comunidade e porto, recebendo estudantes de cursos técnicos e superiores de todo o Brasil, o Portas Abertas, volta a contar com visita técnica guiada presencial. Uma das mais importantes atividades de fomento à economia do Estado, pelo terminal transitam anualmente cerca de 470 navios, movimentando cargas que abastecem a indústria, o comércio varejista e a produção agropecuária, entre outros setores, bem como, exportando a produção local e de outros estados do Nordeste, Norte e até da região central do país.

Durante a visita técnica, os estudantes têm a oportunidade de conhecer todo o processo dentro do terminal. “O Portas Abertas possibilita ao estudante uma rica experiência, ampliando sua visão acerca da dinâmica do mercado e cadeia de suprimentos, uma vez que a atividade do Porto é diversa, complexa e com amplo portfólio de cargas. Ao conhecer os processos que ocorrem para o atendimento aos navios, eles interagem com os profissionais de áreas que vão da administração, logística a engenharia mecânica, por exemplo, e também profissionais como o Planner, que requer capacitação específica e habilidade para gerir com segurança e agilidade o plano de carga e descarga, coordenar as equipes de pátio e das máquinas para cada navio, assegurando eficiência e melhor produtividade”, explica Luciano Leite, gerente de operações, do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons.

Adesão

Por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o projeto havia sido suspenso e ano passado chegou a acontecer virtualmente. “Desde o início, em 2017, essa agenda com o universo acadêmico vem tendo grande adesão. Já recebemos mais de 30 instituições com mais de 850 estudantes em 47 visitas guiadas por ano, incluindo instituições do interior e de outros estados, que passam a compreender que o que acontece aqui dentro impacta e contribui para o desenvolvimento socioeconômico da Bahia e do Nordeste. Para essa engrenagem funcionar, são muitas as áreas de trabalho que operam com estratégias que convergem para tornar o Porto de Salvador o mais bem equipado e com eficiência e infraestrutura equivalente aos maiores operadores do mundo”, avalia o gestor.

Como agendar

Para agendar a visita guiada, que ocorre sempre às sextas-feiras, das 9h às 12h, um representante da instituição de ensino deve enviar e-mail para [email protected], por meio do qual poderão ser analisadas datas disponíveis. O projeto é muito procurado por alunos de cursos como: Engenharia, Logística, Tecnologia da Informação, Comércio Exterior e Relações Internacionais, Automação, Administração e Direito.

Edição especial para professores

No último dia 23 de setembro, o Portas Abertas teve uma edição exclusiva para professores universitários, de cursos técnicos e, também, para os docentes do ensino médio.

O TECON Salvador é importante ferramenta de atração de investimentos e novos negócios para as regiões Norte e Nordeste do país. Recebe as principais linhas que escalam o Brasil, com rotas semanais para todos os mercados do mundo a partir de nove grupos de armadores (donos dos navios). Com infraestrutura similar às dos maiores portos do mundo, conta com logística 4.0 e equipamentos de alta tecnologia, incluindo três STS New Panamax, três Super Post-Panamax, três STS Panamax e 16 RTGs elétricos, todos com sistema regenerativo de energia.