Preparado para ir à praia com o cachorro?

Passeio requer alguns preparativos e cuidados para garantir a diversão e segurança do animal de estimação

 

Uma caminhada ou corridinha na areia da praia e um mergulho no mar refresca, diverte e revigora humanos e animais. Nas praias de Salvador, a Lei Nº 9108/2016 permite a presença de cães, desde que estejam acompanhados dos responsáveis e usando guia. Para os cachorros de grande porte ou bravios, além de estarem acompanhados do tutor, é obrigatório o uso da guia e da focinheira. Essa é uma regra fundamental, mas há dicas de como tornar o passeio mais divertido e seguro para os pets e tutores.

O primeiro cuidado para realizar o passeio é arrumar a sacola de praia do cãozinho. O médico veterinário a Mundo Pet, Vladimir Lenin Freitas, diz que “um tutor responsável é prevenido e na sacola de praia deve ter comedouro e bebedouro, colchonete para colocar na areia, guarda-sol, saquinho para recolher o coco, shampoo para o banho depois do mar e uma capa de proteção para o banco do carro”, orienta o profissional.

Sobre as regras de convivência, além das estabelecidas pela lei municipal, para que o passeio seja bom para todos, Vladimir orienta ao tutor não permitir que o pet entre no mar perto de outras pessoas, o banho deve ser em lugar mais isolado e calmo para não agitar o cachorro. Outra regra importante: se o pet fizer coco ou xixi na areia, deve-se recolher as fezes e a parte da areia com a urina.

O doutor Vladimir alerta para a necessidade de dar água para hidratar o pet e sobre o cuidado com afogamento. Ele informa que existem modelos de coletes salva-vidas para cães e o uso de protetor solar é indispensável. Também há roupinhas com proteção FPS. “O melhor horário de levar o cão para a praia é entre 6h e 8h e a partir das 16h30, evitando os períodos mais quentes. O tutor deve ficar atento ao comportamento do pet e, no caso de qualquer alteração, como muito cansaço, é aconselhável levar ao veterinário para um checkup”, orienta.

Depois do banho de mar e para finalizar o passeio chave de outro, um banho de água doce com shampoo neutro para tirar a areia e o sal do corpo é o que o cãozinho vai precisar.  “Um banho caprichado previne problemas de pele, como irritação, coceiras e alergias”. O tutor também pode optar por levar o cão para um banho em uma das lojas da Mundo Pet, no Rio Vermelho, Pituba e Graça.

 

Preparativos e cuidados para passeio na praia

– Cães devem estar acompanhados dos responsáveis e usando guia;

– Cachorros de grande porte ou bravios, além de estarem acompanhados do tutor, é obrigatório o uso da guia e da focinheira;

– Arrumar a sacola de praia com comedouro e bebedouro, colchonete para colocar na areia, guarda-sol, saquinho para recolher o coco, shampoo para o banho depois do mar e uma capa de proteção para o banco do carro;

– Não permitir que o pet entre no mar perto de outras pessoas;

– Recolher o coco ou parte da areia onde o pet fez xixi;

– Dar água com mais frequência para hidratar o cachorro;

–  Usar colete salva-vidas para evitar afogamento;

– Passar protetor solar nas partes mais expostas do animal e preferir passeio entre 6h e 8h e a partir das 16h30;

– Ficar atento ao comportamento do pet, que pode apresentar cansaço;

– Dar banho de água doce com shampoo neutro para tirar a areia e o sal do corpo.

Mais Recentes

CONTATO

Fale conosco!

Copyright 2021 © AC COMUNICAÇÃO | Todos os Direitos Reservados