Nutricionista recomenda moderação nas festas de final de ano

 

As festas de final de ano são sinônimos de confraternização e mesa farta, mas este ano, Natal e Réveillon serão bem diferentes de todos os outros. Pelo menos no quesito reunião familiar e de amigos, a quantidade deverá ser reduzida para evitar aglomeração, respeitando o distanciamento social. Quanto à fartura de pratos e guloseimas natalinas, o nutricionista do Plano Boa Saúde do Grupo Vitalmed, Alessandro Ramos, recomenda evitar a glutonaria e comer com moderação”, sem excessos que possam levar a problemas de saúde.

 

Para começar o banquete, Ramos reflete e sugere adaptações: a tradicional ceia de Natal tem alimentos típicos do hemisfério Norte, onde a data é comemorada no inverno. O panetone, as frutas secas e cristalizadas, a cidra com especiarias, o bolo de nozes são alimentos muito calóricos para proteger do frio do inverno. “Que tal comer uma salada verde com tomates, cereja ou uvas, ave assada sem pele (fonte de colesterol), acompanhada de arroz integral com milho, ervilhas, grão de bico ou lentilha?”. Para a sobremesa, “gelatina ou salada de frutas seria mais saudável e leve para o nosso clima e horário da ceia”.

 

O nutricionista alerta também para moderação no consumo de bebidas alcóolicas e, mesmo com todas essas recomendações para evitar os excessos nos festejos de final de ano, se as delícias forem irresistíveis e a comilança inevitável, Ramos orienta que, no dia seguinte, a alimentação seja mais regrada e saudável. “Prefira alimentos leves, beba muita água para hidratar o corpo e recomece a atividade física com exercícios leves e ao ar livre”.

 

Para finalizar, Ramos ressalta que estamos vivendo um momento ímpar na nossa história e pede cuidado redobrado com os protocolos para evitar a disseminação do novo coronavírius.  “Estamos em uma pandemia causada por um vírus cujo contágio é facilitado por reuniões sociais e não observância de regras básicas de higiene. Sendo assim, neste Natal e Réveillon, demonstre o seu amor, evitando reuniões presenciais e aglomerações de qualquer tipo”.

Siga as nossas redes sociais!

Mais Recentes

CONTATO

Fale conosco!

Copyright 2021 © AC COMUNICAÇÃO | Todos os Direitos Reservados