Cuidados com pessoas acamadas evitam lesões e infecções de pele

Médica e coordenadora da Vitalcare, Aída Moreira, orienta sobre o que fazer para prevenir dermatites e úlceras de pressão

Tente ficar na cama, na mesma posição, por algumas horas, para ver como se sente. Além do incômodo, a permanência na mesma posição, por período prolongado, pode provocar problemas de pele. Uma pessoa acamada precisa de cuidados constantes para evitar lesões e infecções de pele, provocadas pela imobilização prolongada. As chamadas dermatites e úlceras de pressão ou escaras de decúbito podem e devem ser prevenidas. A doutora Aída Moreira, coordenadora médica da Vitalcare, empresa de home care do Grupo Vitalmed, dá orientações de como cuidar da pele do acamado.

O contato e atrito com urina e fezes podem causar assaduras e outras lesões, como dermatites. A médica alerta, ainda, que a pele do idoso, delicada e frágil, é mais vulnerável a inflamações e sua primeira orientação de prevenção às dermatites e formação das escaras é manter uma rotina de cuidados: trocar a fralda sempre que estiver úmida ou com fezes, manter uma boa higiene da pele, deixando-a sempre limpa e seca, e mudando o enfermo de posição a cada 2 horas. Ela orienta também que os familiares estejam atentos e envolvidos nesses cuidados.

Doutora Aída informa que as úlceras de pressão são mais frequentes nos locais onde existem proeminências ósseas, como dorso, quadril, cóccix, tornozelos e calcanhares. “Se for observado alguma área do corpo com alguma mancha vermelha, que não desaparece facilmente, faz-se necessário a mudança de posição, evitando que o local continue sendo pressionado e chegue a ferir”, explica.

Quanto às assaduras, são comuns em pessoas que usam fraldas. “O contato e o atrito da pele com urina e fezes podem provocar a dermatite nas partes íntimas, interna da coxa ou inferior do abdômen”, diz a médica. Para a prevenção, “a área íntima deve ser limpa a cada troca de fralda, com algodão embebecido em água ou lenço umedecido para adulto e com delicadeza, sem esfregar. O movimento é da frente para traz, para não levar resíduos da região anal para o canal urinário, evitando infecção”, orienta.

Outra dica importante é o uso de fralda específica para incontinência, pois absorve a urina com rapidez, evitando o contato do líquido com a pele e vazamentos. Deve-se evitar sabão em barra ou produtos antibacterianos, que ressecam a pele, e para protegê-la há opções de cremes-barreira, que formam uma película protetora da pele, evitando o contato com a urina. A profissional dá outra orientação necessária ao conforto e bem-estar do acamado: “na troca de fralda, não tire totalmente o creme e sempre reponha com cuidado, sem esfregar na pele”.

Sobre a Vitalcare

Empresa de atenção domiciliar do Grupo Vitalmed, a Vitalcare iniciou suas atividades em 2002 e faz 20 anos de mercado, prestando serviços de assistência médica na residência do paciente. A Vitalcare já atendeu mais de 20 mil pacientes ao longo de sua trajetória e está presente na Bahia (Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié e Vitoria da Conquista), Ceará (Fortaleza), Maranhão (São Luís) e Pernambuco (Recife). Além destas cidades, mais de 100 municípios do Nordeste fazem parte do raio de ação do serviço.

Mais Recentes

CONTATO

Fale conosco!

Copyright 2021 © AC COMUNICAÇÃO | Todos os Direitos Reservados