Bahia é o 5º Estado com mais representantes na 2ª fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Bahia ocupa a 5ª posição entre os estados brasileiros com mais representantes na 2ª etapa da 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB –, organizada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP –. Até o dia sábado (14), 772 estudantes baianos vão fazer a prova, que reúne 11 questões de múltipla escolha, além de uma tarefa especial.

Com o resultado da 1ª fase, que contou com 18 mil equipes de três alunos, os estados com mais alunos na 2ª fase são: São Paulo (4.913), Ceará (2.288), Pernambuco (1.153) e Minas Gerais (990). A 6ª posição é do Rio Grande do Norte, com 616 alunos. Ao todo, 16,3 mil trios seguem na olimpíada.

Entre os classificados da Bahia, está Augusto Menezes, que cursa a 3ª série do Ensino Médio no Colégio Cândido Portinari. É a 2ª vez seguida que ele participa da ONHB. Em 2021, chegou até a 5ª fase. “Nossa equipe está muito confiante e preparada. Por essa razão, passamos pela 1ª fase até de forma tranquila. Para essa nova etapa, o nível de confiança segue alto. Estamos neste momento fazendo as análises de imagens que foram enviadas. Foco total rumo à final”, declara. Além de Augusto, outros 38 alunos da instituição se classificaram, formando o total de 13 equipes completas.

Na ONHB, que reúne estudantes do 9º Ano à 3ª Série do Ensino Médio, estão presentes questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como Geografia, Literatura, Arqueologia, Patrimônio Cultural, Urbanismo e Atualidades. Reunindo estudantes de todo o Brasil, a 14ª edição da olimpíada terá 6 etapas, todas online e na plataforma dos organizadores. Após as fases de provas pela internet, será realizada uma etapa final, presencial, em Campinas-SP. Em edições anteriores, os estudantes do Colégio Portinari chegaram até a 6ª etapa em duas ocasiões, 2017 e 2020, e na 5ª etapa em três, 2018, 2019 e 2021.

Prêmios
Na ONHB, os estudantes inscritos na competição recebem um certificado de participação, atestando a sua participação até o momento em que ela ocorreu. Já os mais bem posicionados vão receber medalhas de ouro, prata ou bronze. Outra novidade fica por conta da oportunidade de ingressar no curso de História da Unicamp. Os medalhistas vão fazer uma prova adicional e concorrer a duas vagas na universidade.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB
Criada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, a ONHB é realizada por docentes e discentes de graduação e pós-graduação da instituição. Estudantes de escolas de todo Brasil podem participar, desde que estejam no 9º ano ou na 1ª à 3ª série do Ensino Médio. Mais informações no site www.olimpiadadehistoria.com.br

Mais Recentes

CONTATO

Fale conosco!

Copyright 2021 © AC COMUNICAÇÃO | Todos os Direitos Reservados